Como fazer um artigo com informações de outro blog

A blogosfera gerou um tipo de postagem que, se feita de forma errada, vira plágio. É a utilização de algo interessante, relevante ou útil publicado por alguém em algum blog ou ainda em repositórios de mídias como o Youtube e o Flickr, por exemplo, sem a devida citação da fonte e ainda um link de encaminhamento.

Dito isso, obviamente, o correto é citar e linkar o artigo escrito à fonte da informação, mesmo que haja incorporação (embed) de mídia na postagem. Sobre isso já fiz uma postagem aqui, chamada Cite, não faça plágio!

Em tempos de conteúdo gerado pelo usuário (user-generated content) , uma boa opção para quem está fazendo um blog ou um site para tentar se manter financeiramente é saber editar e indexar postagens interessantes, relevantes ou úteis.

Para isso, você deve, a partir de uma ou mais fontes (artigo ou artigo e foto ou artigo e vídeo ou só um vídeo ou só um artigo ou só uma foto) gerar uma notícia ou um artigo interessante. Um assessor de imprensa, por exemplo, vê notícia onde um prefeito, vereador, secretário, governador, presidente, diretor, etc. não enxergam. Isso pode ser feito com os conteúdos gerados pelos usuários da internet.

Pense assim: você é assessor de imprensa dos milhões de pessoas que postam coisas na internet e querem aparecer. Façam estas pessoas aparecer!

Claro que aí surgem alguns outros cuidados, além de citar sem plagiar:

    a) você não deve tomar o que as pessoas dizem em blogs como verdade, mas como a versão daquelas pessoas para determinado fato, caso ou coisa;
    b) se o assunto é polêmico ou determina alguma “verdade”, vale a pena buscar mais fontes para “confirmar” ou “debater” o tema.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s