ProPublica dá informação de graça para outros jornais

ProPublica é uma organização independente, sem fins lucrativos, com sede em Manhattan. A redação da ProPublica emprega 32 jornalistas e recebe financiamento da Fundação Sandler e outras contribuições.

Esta informação é da Read Write Web (acesse o texto original – ProPublica Wants Newspapers to Steal Its Stories -, em inglês).

A ProPublica se deu a missão de continuar a tradição do jornalismo investigativo em um momento de crise das empresas jornalísticas, que tiveram de diminuir operações e redações. O interessante desta iniciativa é que a organização sugere ao jornais e editores online que “roubem” (usem) os conteúdos publicados gratuitamente. Tudo ali está sob a licença Creative Commons, uso não-comercial.

A ProPublica, no entanto, “permite anúncios nas páginas de terceiros, mas não é permitido revender as histórias ou vender anúncios especificamente vinculadas às matérias”. Desde que anunciou esta política, artigos dela têm aparecido em uma grande variedade de jornais e publicações online.

Jornalismo Cidadão ou Colaborativo

A ProPublica também lançou um novo projeto de jornalismo cidadão (ou jornalismo colaborativo). A ProPublica Reporting Network convida os cidadãos a “cometer atos de jornalismo”. Essencialmente é um projeto de crowdsourcing (“modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet”) que visa a colaboração dos usuários na construção da notícia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s