Redação jornalística para a web

Fui editor-chefe de um jornal e, certa vez, recebi na redação um grupo que havia acabado de sair da universidade. Eles apresentavam erros recorrentes nos textos. Compilei estes erros e fiz um pequeno manual para o grupo.

Mais tarde, fui convidado a lecionar numa universidade e percebi que os erros dos alunos tinham grande semelhança com os apresentados pelos recém formados. Ampliei assim meu manual e dei a ele o “pomposo” nome de Escala Toldo de Redação Jornalística (para efeito didático serve).

Uso esta escala para: a) demonstrar os erros mais comuns nos textos dos alunos de jornalismo; b) deixar claro os critérios que uso para avaliar as matérias escritas por eles; c) e, ao demonstrar os principais erros, fazê-los se dedicarem mais a aprender aquilo que desconhecem da língua portuguesa.

Há os que detestam ou destratam os manuais de estilo. Dizem que inibem a criatividade. Em minha opinião, balela. Eles, os manuais (criei um básico, veja aqui) e agora a Escala Toldo, têm apenas a função de divulgar de forma mais simples o que já é normatizado pelos livros de gramática, pelos dicionários e pelas teorias do jornalismo.

Há uma versão para jornal impresso (Escala Toldo de Redação Jornalística), com 16 dicas; e uma versão adaptada para os ciberjornais (Escala Toldo de Redação Jornalística para Web), com 22 dicas, descrita na postagem abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s